top of page

  Psicoterapia Holística:

É o atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc

Exemplos de dificuldades emocionais: Crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, etc.

Exemplos de dificuldades comportamentais: Medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc.

Exemplos de dificuldades cognitivas: Pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

- Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

Aquele no qual percebe-se que pode haver prejuízos em alguma área de sua vida devido á questões internas, emocionais, psicológicas ou comportamentais.

- Em quais casos a psicoterapia pode ajudar?

Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos psicológicos quando:

Sentir-se deprimido.

Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em publico, iniciar amizades.

Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo

Depressão pós parto.

Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos.

Dificuldade em tomar decisão.

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc.

Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas).

Passar mal sem causa orgânica, ou seja foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique.

Superar a timidez.

Ciúmes excessivo.

Dificuldade em lidar com pessoas difíceis como chefes, pais, irmãos, colegas de trabalho ou escola, etc.

Pensamentos repetitivos e angustiantes.

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar seus objetos, perder compromissos, etc.

Algumas aplicações da Psicoterapia Holística..

A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da pessoa, com resultados evidentes em diversas situações como:

tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós traumático etc.
tratamento de transtornos de personalidade como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, etc 
trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico. 
elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)
A Psicoterapia pode trazer enormes benefícios como:

desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão
sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida
desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática - saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc. 
fortalecimento psicológico - ampliação da resiliência - para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
favorecer a saúde integral, física e psicológica
busca de sentido existencial 
amadurecimento psicológico

 

Uma abordagem integrada..

A Psicologia Clínica ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano, incluindo as dimensões psíquica, orgânica, social e espiritual agindo conjuntamente na produção da existência humana, assim como de seus equilíbrios e desequilíbrios.

Os tipos de Psicoterapia..

Há alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e a configuração dos problemas, sendo o s principais:

Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Psicoterapia de Grupo
Psicoterapia de Casal 
Psicoterapia de Família
Psicoterapia Institucional.


 

Psicoterapia e a TVP..

A Terapia de Vidas Passadas (TVP), é uma técnica terapêutica, que consiste em trazer à consciência, recordações de experiências traumáticas vividas em outras vidas, na infância ou até na própria gestação, trabalhando essas recordações de uma forma terapêutica, de forma a não causarem perturbações na vida actual do paciente!

A dor psíquica radica-se na alma! É lá que se encontram os registos mais profundos de todo o sofrimento, ou traumas vividos noutra época. É necessário chegar até esses registos e libertá-los, ou seja, tratá-los, de forma a que estes não incomodem, ou não limitem a vida actual. A TVP, não é nada mais nada menos do que, um encontro directo com a alma. Quando isso acontece, não só conseguimos resolver as dores do passado, como também, ao libertar-se dessas mesmas dores, conseguimos alcançar uma consciência mais pura do sentido desta vida!

Quando se fala em TVP, normalmente associamos imediatamente aRegressão. Para que não existam dúvidas, a TVP funciona como uma terapia, ou seja, durante a sessão o terapeuta vai trabalhando todos os medos e fobias que o paciente revela possuir, enquanto que a Regressão leva o paciente apenas a tomar conhecimento de outras vidas. De uma forma geral, tanto a TVP ou a Regressão, são formas de alcançar o mais profundo do nosso ser, e tomar consciência de alguns medos ou traumas dos passados, com a diferença que a TVP, é usada sempre com a finalidade terapêutica, e mais profunda!
A TVP não obriga a hipnose. O paciente apenas está num estado de relaxamento profundo, mas sempre em estado de lucidez e contacto verbal com o terapeuta! Para se alcançar o sucesso numa TVP, deve existir muita confiança entre o terapeuta e o paciente.

A TVP é aconselhada para:
Tratar fobias;
Tratar medos;
Depressão;
Abandono de Vicios;
Bloqueios;
Sentimentos de Culpa;
Fracassos (campo afectivo ou material);
Perturbações de Conduta;
Agressividade;
Distúrbios sexuais;
Tendências suicidas;
Problemas de relacionamentos familiares;
Doenças psicossomáticas (asma, alergias, broncoespasmos, psoríase...)

Entre outros problemas particulares..

...
A TVP, não só resolve os nosso medos, fobias ou traumas, como também nos liberta da agressividade, trazendo uma consciência mais serena de encarar a vida, e um melhor entendimento do que se passa nela!

bottom of page